Muitas pessoas se perguntam qual a diferença entre EFB e AGM e, embora você saiba um pouco mais sobre cada bateria de acordo com os tópicos anteriores, talvez ainda não tenha ficado clara essa distinção entre os dois tipos de componentes. Por isso, a seguir vamos te explicar!
Em resumo, podemos dizer que os carros mais populares com o sistema de start/stop simples usam as baterias EFBs, as quais conseguem suportar todas as necessidades elétricas do veículo com as recorrentes paradas durante o tráfego.
Ou seja, estas são ideais para veículos que param diversas vezes durante o percurso, sendo necessário dar diferentes partidas no mesmo.
Já as baterias AGM são utilizadas em veículos de luxo, com sistema start/stop avançado, afinal, esses carros, como BMW e Land Rover, demandam muita energia durante a execução de seus movimentos.
Ou seja, estas sofrem uma descarga muito menor e de forma muito mais lenta toda vez que param no semáforo ou no trânsito. Desse modo, a tecnologia da bateria AGM dá conta da necessidade de veículos desse porte, os quais exigem muito mais do componente.
Embora não seja uma bateria de ciclo profundo, seu desempenho é muito similar a esses modelos, conseguindo a AGM operar com uma voltagem bem baixa, diferentemente da EFB.
Então, podemos dizer que a principal diferença entre EFB e AGM é a seguinte: a primeira foi feita para uma menor carga e descarga, enquanto a segunda para uma maior carga e descarga.